Foto tirada da sacada do quinto andar do Beijing Hotel pelo fotografo Stuart Franklin da Magnum Photos
Foto tirada da sacada do quinto andar do Beijing Hotel pelo fotografo Stuart Franklin da Magnum Photos
Foto tirada pelo repórter Terril Jones que foi só revelada 20 anos depois
Foto tirada pelo repórter Terril Jones que foi só revelada 20 anos depois

Estava fazendo uma limpeza em minha pasta de imagens quando vi esta foto. Lembrei do dia em que a encontrei fazendo pesquisas sobre a China, para uma matéria na revista. Lembro de eu ter achado sensacional essa imagem porque, provavelmente, o fotografo não imaginava que ele estaria registrando a história. Fui pesquisar e foi exatamente isso que aconteceu.

No dia 5 de junho de 1989, esse anônimo que depois viria a ser conhecido como “O Rebelde Desconhecido” e “O Homem dos Tanques”, encarou de frente o exército chinês. Quatro fotógrafos conseguiram registrar essa imagem que depois rapidamente correu o mundo.

A mais famosa foi a de Jeff Widener da Associated Press, que tirou da sacada do Beijing Hotel.

Stuart Franklin da Magnum Photos, que também estava no Beijing Hotel, porém no quinto andar conseguiu um ângulo de visão mais aberto, com mais tanques à distância. A imagem só pode ser revelada porque, para tirar o filme da China, ele teve que esconder o rolo na caixa de chá de um estudante francês. Na mesma sacada, estava Charlie Cole, da Newsweek. Esse precisou esconder o filme contendo a foto do homem dos tanques num banheiro do Beijing Hotel, sacrificando um rolo de filme novo e imagens de protestantes após o Serviço Secreto Chinês invadir seu quarto e forçá-lo a assinar uma confissão. Cole conseguiu resgatar seu rolo de filme do banheiro e o enviou à Newsweek. A foto apareceu na matéria As 100 Fotos que Mudaram o Mundo, da revista Life, em 2003.
Arthur Tsang Hin Wah da Reuters tirou várias fotografias, mas apenas uma foto do homem subindo no tanque foi escolhida de sua pilha de fotos.

Em 4 de junho de 2009, em conexão com o vigésimo aniversário dos protestos, o repórter Terril Jones revelou uma fotografia que ele tirou mostrando o homem do solo, de um ângulo diferente e nunca antes visto. Jones escreveu que ele não tinha noção de que tinha capturado.

Em Abril de 1998, a revista Time incluiu “O Rebelde Desconhecido” na lista das 100 pessoas mais influentes do século.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *