Hoje, 4 de Maio, Keith Haring faria 54 anos.

O artista gráfico, nascido em 1958 na Pensilvânia, mostrou-se desde cedo interessado pelas artes plásticas. Estudou em uma escola de arte em Pittsburgh, porém, antes de acabar o curso foi para Nova York, onde foi muito influenciado pelos grafites, e se inscreveu na School of Visual Arts. Haring era gay assumido e sua reflexão transformada em arte gerou um conjunto de obras homo-eróticas.

Começou a ser reconhecido pelos desenhos que fazia com giz nas estações de metro em NY e as primeiras exposições surgiram em 1980 no Club 57, tornando-se um ponto de encontro dos modernos e descolados da época.

Participou de várias bienais, fez vários trabalhos pelo mundo a fora (inclusive no Muro de Berlim) e conheceu muita gente interessante e famosa.

Em 1988, na abertura de uma Pop Shp em Tokio, Haring “Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará.

Meses depois declara em entrevista à revista Rolling Stone que tem o vírus HIV. Em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da AIDS.

Em 1989, perto da igreja de Sant’Antonio Abate, em Pisa, Itália, executa a sua última obra pública – o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal.

Haring faleceu aos 31 anos de idade, vítima de complicações de saúde relacionadas a AIDS, tendo sido um forte ativista contra a doença, que abordou mais que uma vez em suas obras e pinturas.

Mas hoje não estamos aqui para chorar e sim comemorar a passagem desse grande artista pelo mundo. Deixo vocês com uma amostra das obras do artista. Parabéns Haring 🙂

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *