Chegou o mês de março e com ele, o aniversário da revista Época NEGÓCIOS, da editora Globo, cujo sou diretor de arte desde 2011. E nada melhor do que uma data comemorativa para reavaliarmos o nosso trabalho.

A última revisão gráfica havia sido feita em agosto de 2011. Lá, havíamos mudado o rumo da revista. Naquela época, com a chegada recente do iPad e os índices de leitura crescendo no mobile, formatamos uma revista mais recortada, com muitas intervenções no texto, hyperlinks, um visual mais pop, com irreverência e cores. Este era o zeitgeist do momento e, como uma revista antenada, corremos para não ficar de fora.

Cinco anos se passaram e muitas coisas aconteceram no mercado editorial. Ainda temos incertezas sobre qual é o futuro do impresso, mas cada vez mais acreditamos que não se acabará. Com o perdão do trocadilho, seu papel mudou. O que há cinco anos corríamos atrás de reproduzir modelos digitais no impresso, hoje fazemos um movimento diferente. Cada vez mais, assimilamos as particularidades de cada plataforma, tentando extrair o melhor dela para entregar ao nosso leitor.

Este projeto gráfico, apresentado na edição de março de 2016, corrobora isso.

Para acompanhar uma linguagem editorial mais analítica, de grandes reportagens e perfis instigantes, foi elaborado um design elegante, direto, com um visual mais limpo e uniforme. Espaços mais definidos entre texto e fotos.

As seções ficaram mais dinâmicas, com o objetivo de fluir melhor a leitura.

E a nossa capa, com as informações mais organizadas.

Este é o primeiro número do novo projeto. Como o ditado diz: “A prática leva a perfeição”. Então, tenho certeza que muitas coisas legais virão por aí.